Como o meu canal é de tudo um pouco onde mostro e dou dicas para vocês, não seria mais justo falar um pouco sobre doenças mentais, algo que vem atormentando a cabeça de jovens e até adultos que não tem diagnóstico ou sabem sobre esse mal do século.
Segundo as pesquisas científicas relatam que a depressão, será uma das principais doenças incapacitando as pessoas de produzirem e se relacionarem...
Para começo de conversa: Depressão é uma doença, um distúrbio cerebral, que causa perda de interesse em atividades, causando prejuízos significativos na vida diária.
Sabemos que doenças neurológicas não vem de hoje, não surge do nada, há muitos anos a sociedade vê esse problema como um " TABU" como por exemplo: "Não vou me tratar pois eu não sou MALUCO", " Ah você é tão louco que vai parar em um hospício", " Essa pessoa está com demônios no corpo, vai orar" !!!
Com certeza você já ouviu alguém falar alguma dessas frases por muitos anos e tomar aquilo como "normal" ou então como um estigma, porque se eu preciso de um psiquiatra é porque sou louco e não sirvo para a sociedade. O que não compreendemos é que nossa sociedade avançou, tecnologias surgiram e doenças foram expostas para todos nós compreendermos e sabermos como lidar com ela no nosso dia a dia, porém a cabeça do ser humano não evoluiu, ainda temos receio do que é oculto, do que é estranho no nosso ponto de vista. Terminamos que vemos várias vidas se perdendo por não saberem pedir ajuda e a reconhecer de que têm problemas psicológicos. É mais fácil julgar do que reconhecer o problema e ajudar a resolvê-lo.
Entenda que ninguém é perfeito, e que assim como qualquer outra doença como: Câncer, Diabetes, Aids que tem que se tratar, não seria diferente com um dos órgãos mais importante que temos: que é o cérebro, e deve ser cuidado da mesma forma que as demais.
Então, se você conhece alguém que esteja passando por isso, ou até mesmo quem esteja lendo este texto, procure ajuda, um especialista, ele vai te indicar os procedimentos para ter uma qualidade de vida.
Como reconhecer que tenho ou que outra pessoa tenha problemas neurológicos ???
1- Analisar o comportamento, saber que certas atitudes não são adequadas, principalmente em adolescente de 12 a 17 anos.Fique de olho na forma que se vestem, normalmente utilizam somente roupas escuras com casaco em pleno verão para esconder auto-mutilações.
2- Reveja o histórico familiar, normalmente essas pessoas sofrem por hereditariedade, já que é uma doença que passa de pais para filhos. O clima familiar também é propício para desenvolvimento dos problemas neurológicos, uma casa onde se tem violências constantes é a gota d'água para pessoas com transtornos.
3- Acompanhe na escola, muitas vezes o adolescente sofre de preconceitos e ninguém sabe ou não intervém, é preciso reconhecer que todo mundo tem que ter seu espaço sem prejudicar o outro.
4- Adultos também sofrem com doenças psicológicas, um conjunto de pressões no trabalho, casa para cuidar e sustentar, finanças tudo tende a arruinar de vez, causando o ciclo sem fim. Normalmente são esses problemas que irão passar para gerações futuras.
5- Deixar um pouco o lado místico, saber reconhecer que existem pessoas que irão te medicar e te direcionar para o tratamento.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós, e que recebeste de Deus?... e que, portanto não pertenceis a de vós mesmos?” 20 Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo.”(Coríntios 6,19-20)
Portanto... cuide de seu corpo, cuide de sua mente!
Comentários
Postar um comentário