Sobre algoritmos e fake news
Olá caros leitores, quanto tempo não faço um post por aqui, não é mesmo ? Como o meu blog/canal também é informativo, decidi fazer um pequeno texto sobre essa onda de fake news que estamos vivenciando... segue abaixo as dicas para vocês!!!
Esse post será dedicado para os leitores saberem o que fazer diante das informações da internet.
Falar sobre os algorítimos têm sido um desafio nos tempos áureos da tecnologia. Para isso é preciso
distinguir o que é uma fake news ?aliás, quem nunca compartilhou notícias inconfiáveis, não é mesmo ? E o que é fake news? Se você traduzir do inglês para o português significa notícias falsas, bem auto explicativa !!!
Normalmente as notícias tem sido espalhadas pela maioria das vezes por boatos, seja em sites ou redes sociais ,a população tem sido um comunicador assíduo. Porém, para saber se informar da melhor forma vai aqui umas dicas de como se prevenir da fake news.
1- O mais importante de todos ! Cheque as fontes ! Se você reparar os links da barra de ferramentas
Não condiz com a notícia. Ou seja, o ideal é você sempre certificar que o site seja confiável como os de revistas e jornais renomados. Lá normalmente você irá se informar melhor. Sites do governo sempre possui nos links o GOV ou ORG.
2- não espalhe boatos de WhatsApp! É muito importante que se verifique as fontes do compartilhamento. Muitos fazem edição de imagens para manipular a notícia para o que bem entende.
3- Uma coisa que sempre faço é bloquear haters ou qualquer pessoa que te envia mensagens sem ter um porquê! Normalmente querem passar vírus ou até mesmo hackear seu aparelho para ver dados pessoais seus. Então já sabe ,né? Alguém que não conhece e que o perfil parece ser fake ? BLOQUEIA!
É muito importante ter consciência da informação que você irá passar. Pois existem pessoas vítimas de boatos que circulam na internet e é muito prejudicial para a mesma . Portanto, se você gosta de preservar a sua imagem, pense que todos nós também gostamos de respeito e ciência do que estamos fazendo.
E lembre-se, repassem esse post para aquela pessoa que compartilha notícias falsas sem fazer nenhuma pesquisa e faça boas ações!!
Isto é verdade e deve ser repassado a todos, afinal vivemos em um tempo que as tecnologias possibilitaram a divulgação em massa de conteúdos (de todos os tipos). Como via de mão dupla de toda ferramenta trouxe o bônus e o ônus. Se o conhecimento saiu de seletos grupos restritos para facilitar a pesquisa de um público mais abrangente, também é possível divulgar qualquer coisa, incluindo notícias falsas com o intuito de prejudicar alguém. Assim sendo, as dicas passadas pela autora valem muito para auxiliar no combate e também na prevenção deste tipo de coisas.
ResponderExcluir